Revista Entremeios
ISSN 1809-0338 (impresso)
ISSN 2526-9496 (online)
Publicação Anual
   Rio de Janeiro, 09/05/2021

Edição: Volume 13, número 2, jul-dez./2017
Voltar  Busca Avançcada
Edicções
inicio do conteúdo
 
A difusão de informações e o fenômeno da “viralização” das notícias falsas nas redes sociais
Por: Luciana Roxo


As redes sociais na Internet se estabeleceram como um ambiente (ou meio) destinado a práticas comunicacionais e interacionais. Como toda nova mídia que surge, se apropriaram de formatos já existentes, mas também promoveram mudanças na forma das pessoas se comunicarem e interagirem. Neste trabalho iremos discutir dois aspectos destas mudanças, correlacionados entre si: a emissão/circulação das informações e a “viralização” das notícias falsas. Para desenvolvimento do presente artigo, além do estudo teórico sobre o tema, foi realizada uma entrevista exclusiva com o jornalista Edgard Matsuki, criador e editor do site Boatos.org, e uma pesquisa com usuários de redes sociais.

Palavras-chave
redes sociais, informação, pós-verdade, notícias falsas, boato.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


The social networks on the internet establish themselves as a mean of communication and interaction. Like every new media that emerges, it took ownership of pre-existing formats, but also caused changes on how people communicate and interact among themselves. In this article, we will discuss two aspects of those changes and the correlation between them: the news propagation and the way fake news become viral. To contribute to this article, aside from a theoretical study about the topic, an exclusive interview with the jornalist Edgard Matsuki, the creator of Boatos.org, was performed; as well as a research with social network users.

Key-words:
social networks, information, post-truth, fake news, rumor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


A difusão de informações e o fenômeno da “viralização” das notícias falsas nas redes sociais


Edição: Volume 13, número 2, jul-dez./2017


Versão para impressão:
fim do conteúdo
          "Acrobat Reader", (Visualizar, pesquisar e imprimir arquivos PDF). Faça o download gratuíto.
rosca