Publicada em: 20/03/2018 às 09:00
Volume 13, número 2, jul-dez./2017


Design e subculturas
Márcia Bergmann


Não é possível abordar o design e suas perspectivas para inovar de forma independente do contexto cultural, por isso, o objetivo deste artigo é compreender as relações entre design, subcultura e consumo. A pesquisa foi sustentada por revisão bibliográfica e estruturada em três partes: o design como responsável por transferir e tangibilizar significados culturais; as subculturas como criadoras de tais significados; o ambiente doméstico como lugar de construção de identidades e como uma categoria cultural em mutação. A análise não permitiu estabelecer relação de causa e efeito, mas possibilitou identificar aspectos relevantes para a tríade “design, subculturas, inovação em ambiente doméstico”.

Palavras-chave
design; subcultura; inovação.

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It is not possible to approach design and its perspectives to innovate independently of the cultural context, so the purpose of this article is to understand the relations between design, subculture and consumption. It was supported by a bibliographical review and structured in parts: the design as responsible for transferring and tangibilizing cultural meanings; subcultures as creators of such meanings; the domestic environment as a place of identity construction and a changing cultural category. The analysis did not allow the establishment of a cause and effect relationship, but allowed to identify relevant aspects to the triad "design, subcultures, innovation in the domestic environment".

Key-words:
design; subculture; innovation.

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Design e subculturas


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