Publicada em: 13/07/2018 às 15:56
Volume 14, número 1, jan-jun./2018


#ChoremEsquerdopatas: A retórica da intransigência de Malafaia como estratégia de apoio político a Crivella na eleição municipal carioca de 2016
Larissa de Oliveira Cesar e Vanessa Cristine Cardozo Cunha


O artigo busca compreender a retórica do pastor Silas Malafaia, líder de opinião evangélico, no Twitter, como estratégia de apoio a Marcelo Crivella no segundo turno das eleições do Rio de Janeiro em 2016. Para isso, é utilizada metodologia baseada na pesquisa qualitativa, que alia monitoramento e mapeamento conceitual de expressões utilizadas com o auxílio da ferramenta online Wordle a revisão bibliográfica, estruturante para a análise proposta por meio do uso dos conceitos de líder de opinião (LAZARSFELD, 1944), distinção amigo-inimigo (SCHMITT, 1992), atalho de informação (DOWNS, 1999) e retórica da intransigência (HIRSCHMAN, 1995).

Palavras-chave
líder de opinião; retórica da intransigência; política.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


The article want to understand the rhetoric of Pastor Silas Malafaia, opinion leader evangelical on Twitter, as a strategy to support Marcelo Crivella in the second round of the Rio elections in 2016. For that, methodology based on qualitative research is used with Wordle tool and literature review, based on the use of the concepts of opinion leader (LAZARSFELD, 1944), friend-enemy distinction (SCHMITT, 1992), shortcut information (DOWNS, 1999) and intransigence rhetoric (HIRSCHMAN, 1995).

Key-words:
opinion leader; rhetoric of intransigence; policy.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


#ChoremEsquerdopatas: A retórica da intransigência de Malafaia como estratégia de apoio político a Crivella na eleição municipal carioca de 2016


Powered by Publique!