Revista Entremeios
ISSN 1809-0338 (impresso)
ISSN 2526-9496 (online)
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   Rio de Janeiro, 09/05/2021

Edição: Volume 14, número 2, ago-dez/2018
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Um espelho, duas almas e algumas teorias: análise do conto “O Espelho” sob o olhar da antropologia do consumo
Por: Beatriz Beraldo


Este artigo articula diferentes estudos da cultura material que, nesta mirada, servem de alicerce teórico para a análise do conto 'O Espelho – Esboço de uma nova teoria da alma humana' (1882), de Machado de Assis. A abordagem compreende a interpretação da narrativa ficcional não no sentido de uma clássica crítica literária, mas como ferramenta pedagógica e metafórica para tangenciar as perspectivas teóricas da comunicação e da antropologia do consumo sobre os bens materiais e as práticas de consumo modernas. A metodologia de análise foi capaz de demonstrar a importância dos objetos na constituição de identidades e a centralidade das práticas de consumo na cultura contemporânea.

Palavras-chave:
Comunicação; Antropologia do Consumo; Machado de Assis.

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This article articulates different studies of the material culture that, in this perspective, serves as a theoretical basis for the analysis of the short story “The Mirror - Sketch of a new theory of the human soul” (1882), by Machado de Assis. The approach comprises the interpretation of fictional narrative not in the sense of a classic literary critic, but as a pedagogical and metaphorical tool to explain the theoretical perspectives of communication and the anthropology of consumption over modern material goods and consumption practices. This methodology of analysis was able to demonstrate the importance of objects in the constitution of identities and the centrality of consumption practices in contemporary culture.

Key-words:
Communication; Anthropology of Consumption; Machado de Assis.

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Um espelho, duas almas e algumas teorias: análise do conto “O Espelho” sob o olhar da antropologia do consumo


Edição: Volume 14, número 2, ago-dez/2018


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