Revista Entremeios
ISSN 1809-0338 (impresso)
ISSN 2526-9496 (online)
Publicação Anual
   Rio de Janeiro, 09/05/2021

Edição: Volume 14, número 2, ago-dez/2018
Voltar  Busca Avançcada
Edicções
inicio do conteúdo
 
Moda, emoções e consumo consciente no programa Desengaveta, do GNT
Por: Jarlene Rodrigues Reis e Jéssica Baptista dos Santos Ventura


O programa “Desengaveta”, transmitido pelo GNT, tem como mote a participação de uma celebridade por episódio, convidada a se desapegar de peças do vestuário, revendo os próprios hábitos de consumo de moda. Neste trabalho, procuramos analisar um episódio da segunda temporada do programa. Leituras sobre consumo (BRANDINI, 2007; LIPOVETSKY, 2015), emoções (LIPOVETSKY; SERROY, 2015), moda (BAUDRILLARD, 1981) e consumo consciente (ARAÚJO et al., 2014) compuseram o quadro teórico de referência. Observou-se que o “Desengaveta” apela às emoções do participante para suscitar reflexões sobre o consumo consciente de moda, provocando relações de identificação e de empatia com seus espectadores.

Palavras-chave:
Moda; Consumo Emocional; Consumo Consciente; Desengaveta.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


“Desengaveta” TV Show, by GNT channel, counts on the participation of one celebrity per episode, invited to detach themselves from pieces of clothing, reviewing their own fashion consumption habits. In this work, we analyze an episode of the second season of the program. Readings on consumption (BRANDINI, 2007; LIPOVETSKY, 2015), emotions (LIPOVETSKY; SERROY, 2015), fashion (BAUDRILLARD, 1981) and conscious consumption (ARAÚJO et al.,2014) compose the theoretical frame of reference. “Desengaveta” appeals to the emotions of the participant as a way to elicit reflections on the conscious consumption of fashion, provoking still relations of identification and empathy with the spectators.

Key-words:
Fashion; Emotional Consumption; Conscious Consumption; Desengaveta TV Show.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Moda, emoções e consumo consciente no programa Desengaveta, do GNT


Edição: Volume 14, número 2, ago-dez/2018


Versão para impressão:
fim do conteúdo
          "Acrobat Reader", (Visualizar, pesquisar e imprimir arquivos PDF). Faça o download gratuíto.
rosca