Publicada em: 02/07/2019 às 14:20
Volume 15, número 1, jan-jun/2019


O conceito de Indústria Cultural: leituras na contemporaneidade
Fabiano Lacombe


O presente texto tratará de construir um panorama sobre o conceito Indústria Cultural que abranja a sua origem e também suas leituras na contemporaneidade. Na primeira parte, o conceito será examinado como apresentado no trabalho seminal de Theodor Adorno e Max Horkheimer, “Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos” (1985), apresentando seus pontos estruturais. Em seguida, serão apresentadas algumas abordagens contemporâneas. Por fim, será analisado como o termo sofre uma expropriação de seu significado: enfocando o cenário contemporâneo, pós queda do muro de Berlim, são analisadas as novas disposições, que, em processo dialético, preservam parte do sentido, mas também sofrem modificações que indicam novos empregos.

Palavras-chave:
Indústria Cultural, expropriação, Adorno.

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The present article will try to construct a panorama on the concept of Cultural Industry that covers its origin and also its readings in the contemporaneity. In the first part, the concept will be examined as presented in the seminal work of Theodor Adorno and Max Horkheimer, "Dialectics of Enlightenment: Philosophical Fragments" (1985), presenting its structural points. Then, some contemporary approaches will be presented. Finally, it will be analyzed how the term suffers an expropriation of its meaning: by focusing on the contemporary scene, after the fall of the Berlin Wall, the new dispositions are analyzed, which, in dialectical process, preserve part of the meaning, but also undergo modifications that indicate new meanings and uses.

Key-words:
Cultural Industry; Expropriation; Adorno.

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O conceito de Indústria Cultural: leituras na contemporaneidade


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