Revista Entremeios
ISSN 1809-0338 (impresso)
ISSN 2526-9496 (online)
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   Rio de Janeiro, 09/05/2021

Edição: Volume 15, número 1, jan-jun/2019
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Juventude e velhice: ritualização e classificação do tempo na publicidade
Por: Elena Cruz e Isabel Feix


Esta pesquisa pretende demonstrar como rituais de passagem etária são representados na publicidade. Partindo dos conceitos de rituais de passagem (VAN GENNEP, 2011 [1909] e TURNER, 1974) e representações coletivas (DURKHEIM, 1970 [1906]), analisamos três campanhas publicitárias produzidas nas últimas décadas para evidenciar visões de juventude e velhice presentes no imaginário social. Encarando a publicidade como um espelho da cultura moderna, relativizamos as classificações destas duas faixas etárias, admitindo a juventude e a velhice como momentos liminares para o indivíduo, e percebemos que elas muitas vezes se tornam fluidas no discurso publicitário, a fim de promover o consumo dos bens em questão.

Palavras-chave:
Ritos de passagem; Representação; Classificação Etária; Publicidade.

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The present article intends to demonstrate how age rites of passage are represented by publicity. Starting by the notions of rites of passage (VAN GENNEP, 2011 [1909] e TURNER, 1974) and collective representations (DURKHEIM, 1970 [1906]), we have analyzed three advertising campaign created and produced in the last decades to evidence views of youth and old age present in the social imaginary. Facing the publicity as a mirror of modern culture, we relativized the classifications of these age groups, assuming youth and old age as liminary momentos of the individuals, and realizing that they often became slickery in the advertising speech in order to promote the consumption of the goods.

Key-words:
Rites of passage; Representations; Age rating; Advertisng.

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Juventude e velhice: ritualização e classificação do tempo na publicidade


Edição: Volume 15, número 1, jan-jun/2019


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