Revista Entremeios
ISSN 1809-0338 (impresso)
ISSN 2526-9496 (online)
Publicação Anual
   Rio de Janeiro, 09/05/2021

Edição: Volume 16, número 1, jan-jul/2020
Voltar  Busca Avançcada
Edicções
inicio do conteúdo
 
Entrevista Beatriz Beraldo: um olhar sobre as relações entre consumo e feminismo
Por: Alessandra Cruz


Desde 2012, a professora e pesquisadora Beatriz Beraldo Batista dedica-se ao estudo do movimento feminista em sua relação com a comunicação e o consumo. O assunto norteou sua tese de doutorado, na qual ela apresenta como a cultura do consumo produziu alianças com as sufragistas da Primeira Onda do Feminismo, favorecendo a sua organização política para reivindicação de direitos civis. No trabalho, Beatriz debruçou-se sobre o uso de um bem específico: a bicicleta. Nesta entrevista, ela explica que apesar de ser visto de forma quase sempre negativa, o consumo ajuda a pensar a sociedade e, no caso das mulheres, a refletir sobre a desigualdade que se apresenta desde o design dos produtos – como as primeiras bicicletas femininas mais pesadas para impedir que elas fossem tão ou mais rápidas do que os homens – até o modo como ainda hoje eles são apresentados através da publicidade.

Palavras-chave:
Feminismo; Gênero; Consumo; Publicidade; Bicicleta.
 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Entrevista: um olhar sobre as relações entre consumo e feminismo


Edição: Volume 16, número 1, jan-jul/2020


Versão para impressão:
fim do conteúdo
          "Acrobat Reader", (Visualizar, pesquisar e imprimir arquivos PDF). Faça o download gratuíto.
rosca