Publicada em: 25/08/2020 às 12:28
Volume 16, número 1, jan-jul/2020


Jornalismo de moda e consumo feminino no Brasil: aspectos histórico-culturais a partir do século XIX
Carina Borges Rufino


O presente estudo busca compreender o processo de surgimento do jornalismo de moda no Brasil e a representação, por meio dele, dos modelos de consumo e sociabilidade femininos no país. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base em referenciais teóricos que abordam discursos atinentes ao tema. O estudo tem como ponto de partida o início do século XIX, período em que se verifica uma mudança no modelo de sociabilidade feminina e jornalismo no país, e segue uma trajetória histórico-cultural que culmina nos modelos contemporâneos do jornalismo de moda.

Palavras-chave:
Comunicação; Jornalismo de Moda; Consumo Feminino; Sociabilidade Feminina.

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The present study seeks to understand the emergence process of fashion journalism in Brazil and the representation, through it, of female consumption models and sociability in the country. For this, a bibliographic review was performed, based on theoretical references that address discourses related to the theme. The study has as its starting point the beginning of the nineteenth century, when there is a change in the model of female sociability and journalism in the country, and follows a historical-cultural trajectory that culminates in contemporary models of fashion journalism.

Key-words:
Communication; Fashion Journalism; Female Consumption; Female Sociability.

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Jornalismo de moda e consumo feminino no Brasil: aspectos histórico-culturais a partir do século XIX  


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