Publicada em: 25/08/2020 às 12:41
Volume 16, número 1, jan-jul/2020


Fé, Superação e Inspiração: narrativas de agência feminina e a produção de mulheres religiosas exemplares
Carolina Cavalcanti Falcão


No presente trabalho, buscamos compreender como se dá a produção e viabilidade de narrativas de agência religiosa feminina, a partir da análise das três palestras TED mais populares produzidas por mulheres religiosas. Assim, pretendemos identificar como o agenciamento feminino pode ser compreendido em tradições monoteístas a partir da cultura da inspiração e da produção de exemplos. Nosso argumento é que esse fenômeno só é possível devido ao trabalho, interseccional, de equilíbrio entre uma identidade religiosa e uma contrapartida secular/moderna. Também pretendemos demonstrar como a atuação dessas mulheres não aponta necessariamente para o rompimento com as tradições religiosas, mas para um trabalho de releitura, ou tradução, amplamente baseados na ideia de superação dos modelos patriarcais (culturais) religiosos e na produção de espaços viáveis de agência.

Palavras-chave:
Agência Feminina; Inspiração; Mulheres Exemplares; Religião.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


In this work, we seek to understand how the production and viability of female religious agency narratives take place, considering the analysis of the three most popular TED lectures produced by religious women. Thus, we intend to identify how female agency can be understood in monotheistic traditions from the culture of inspiration and the production of examples of conduct. Our argument is that this phenomenon is possible only because of the intersectional work of balancing a religious identity with a secular/modern counterpart. We also intend to demonstrate how the performance of these women does not necessarily point to the break with religious traditions, but to a work of rereading, or translation, largely based on the idea of overcoming religious (cultural) patriarchal models and the production of viable agency spaces.

Key-words:
Female's Agency; Inspiration; Exemplary Women; Religion.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Fé, Superação e Inspiração: narrativas de agência feminina e a produção de mulheres religiosas exemplares  


Powered by Publique!