Publicada em: 22/03/2017 às 09:10
Volume 11, 2015


O Observador na Contemporaneidade: Um diálogo com Jonathan Crary e com o século XIX
Joana Negri Ferreira


Através de um diálogo com o autor Jonathan Crary, o artigo discute o processo de modernização da percepção, iniciado a partir de uma virada epistemológica que culmina com a emergência de um novo tipo de observador, no século XIX. O modelo de observador neutro da câmera escura dá lugar a um sujeito corporificado e produtor ativo de sua experiência óptica. Por meio deste recuo e dialógo com o século XIX, a proposta é pensar possíveis aproximações e distanciamentos entre os dispositivos ópticos identificados por Crary e os atuais dispositivos de realidade virtual, presentes nas instalações contemporâneas que implicam, cada vez mais, um (re) investimento do corpo na produção da experiência.

Palavras-chave
Observador; Corpo; Imagem; Dispositivo.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Based on the work of Jonathan Crary, the paper discusses the process of modernization of perception, initiated from an epistemological turn that culminates with the emergence of a new type of observer in the nineteenth century. The neutral observer model of the camera obscura gives place to corporfied subjects, active producers of their optical experiences. By looking back to the nineteenth century, the intention is to think possible similarities and differences between optical devices identified by Crary and current virtual reality devices, exisiting in contemporary installations that increasingly involve a (re)investment of the body in the production of experience.

Key-words:
Observer; Body; Image; Device.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


O Observador na Contemporaneidade


Powered by Publique!