Bonecas e manequins: a promoção de moda no século XIX e início do século XX
Por: Ana Claudia Lourenço Ferreira Lopes
Este artigo investiga o uso do corpo como veículo de promoção de moda no final do século XIX e início do século XX, mais especificamente como criadores e maisons de alta-costura instituíram práticas promocionais que refletiam a conexão com os códigos de modernidade do período e criavam vínculos através do uso dos códigos culturais da época. Assim, posiciona a promoção de moda no espaço urbano através do fluxo de pessoas e objetos que representam o corpo humano. Para a redação do artigo, usou-se bibliografia de moda e, como suporte teórico, apoia-se na teoria de George Simmel sobre imitação versus distinção, e a ideia de La Rocca sobre a influência dos espaços na representação do corpo.
This paper investigates the use of the body as a media of fashion promotion in late 19th century and early 20th century. It focuses specifically as creators and haute couture businesses instituted promotional practices that reflected the connection with the modernity codes of the period and created using the cultural codes of this time. It positions fashion promotion in urban space through the flow of people and objects that represent the human body. The theoretical support is George Simmel’s theory of imitation versus distinction, and the idea of La Rocca on the influence of spaces on the representation of the body.