Só mais cinco minutos, pai: um estudo etnográfico sobre o uso pedagógico e não pedagógico de jogos eletrônicos em ambientes escolares
Por: Wagner da Silveira Bezerra
Neste artigo, revisão literária constitutiva de percurso doutoral, pretende-se discutir aspectos das teorias de autores que embasarão a pesquisa sobre o uso e o consumo dos jogos eletrônicos, integrados a projetos pedagógicos conectados e não conectados, nos ambientes escolares do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro. Tal observação se dará a partir de metodologia qualitativa e adotará a etnografia como método para desvelar características das interações que se dão a partir da presença dos games no espaço escolar. O marco teórico escolhido é a ecologia das mídias, em perspectiva a autores que trabalham os conceitos de cibercultura, educomunicação, individuação e subjetivação
In this article, a literary review constitutive of a doctoral course, will be discussed the aspects of theories of authors that will base my research on use and consumption of electronic games, integrated to online and offline pedagogical projects in elementary schools of Rio de Janeiro. This observation will be based on a qualitative methodology and ethnography shall be used as a method to unveil and understand features of interactions that occur from the presence of games in the school space. The theoretical framework chosen is media ecology, in perspective to authors who work on concepts of cyberculture, educommunication, individuation and subjectivation.