|
A memória na construção narrativa da série original Netflix 13 Reasons Why |
Por: Angela Miguel Corrêa e Rafael Gonçalves |
O presente artigo visa observar e identificar o uso da memória (HALBWACHS, 1990; FENTRESS, WICKHAM, 1992; CUNHA, 2014) na construção narrativa da série original da Netflix 13 Reasons Why. Por meio de revisão bibliográfica e da análise de episódios da primeira temporada da série, o trabalho aborda a presença de conceitos como esquecimento (POLLAK, 1989), história oral (ALBERTI, 2004), tempo e presentismo (BARBOSA, 2017; HARTOG, 2017) na adaptação audiovisual do best-seller homônimo e como as estratégias de produção e distribuição da Netflix possibilitam novas formas de desenvolvimento narrativo aos roteiristas e a imersão profunda dos consumidores na prática contemporânea do binge-watching.
Palavras-chave: Memória; esquecimento; série; Netflix; 13 Reasons Why.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
This paper aims to observe and identify the use of memory (HALBWACHS, 1990; FENTRESS, WICKHAM, 1992; CUNHA, 2014) in the narrative construction of Netflix Original series 13 Reasons Why. Through literature review and analysis of episodes from the series' first season, the article addresses the presence of concepts such as forgetfulness (POLLAK, 1989), oral history (ALBERTI, 2004), time and presentism (BARBOSA, 2017; HARTOG, 2017) in the audiovisual adaptation of the bestseller and how Netflix's production and distribution strategies enable new forms of narrative development for writers and consumer's deep immersion with contemporary practice of binge-watching.
Key-words: Memory; forgetfulness; series; Netflix; 13 Reasons Why.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A memória na construção narrativa da série original Netflix 13 Reasons Why
|
Edição: Volume 15, número 1, jan-jun/2019 |
Versão para impressão: |
|