Desembrulhando Verdades: Comunicação e simulação de ambientes nos videogames
Por: Ivan Mussa
O termo “ambiente digital” tornou-se padrão para descrever um certo tipo de simulação, que, no âmbito cultural, se atualizou de modo mais frequente e complexo por meio do advento da indústria dos videogames. Um jogo configura regras para funcionamento, quem experimenta continuamente suas virtualidades acaba por ter sua percepção, capacidades de ação e expressão reajustadas. O mesmo poderia ser dito de um contexto cultural, um ecossistema biológico ou um idioma. O objetivo deste artigo é lançar um olhar sobre este processo de comunicação nos videogames, amparado em uma proposta estética de design de jogos e nas suas interações com os conceitos de linguagem e ludicidade em Walter Benjamin.
The term “digital environment” has become the standard for describing a certain type of simulation which, in the cultural sphere, has been updated with more frequency and complexity through the emergence of the video game industry. A game sets up rules for functioning and those who continually experience its virtualities end up having their perception, action faculties, and expression readjusted. The same could be said for any cultural context, biological ecosystem, or language. The purpose of this article is to examine this process of communication in videogames, based on an aesthetic proposal of game design and its interactions with Walter Benjamin’s concepts of language and playfulness.