Consumo e cultura material no contexto do Rock in Rio
Por: Juliana Müller
A partir de uma análise sobre o trabalho de Daniel Miller intitulado “Consumo como cultura material”, esse artigo propõe uma abordagem do consumo como fenômeno social e traz um estudo preliminar sobre algumas práticas observadas em festivais de música, em especial, no Rock in Rio. Levando em conta a relação proposta por Miller entre esses dois campos de estudo – o consumo e a cultura material – busca-se aqui retratá-los como um universo próximo e familiar à maior parte das pessoas, que estabelece um sistema de classificação e de trocas, ajuda a criar laços de pertencimento e sentimentos de coletividade e, dessa forma, comprova sua relevância na compreensão da sociedade contemporânea.
Palavras-chave Consumo; Cultura Material; Rock in Rio; Sociedade.
Based on an analysis of Daniel Miller’s study entitled "Consumption as material culture", this article comes up with an approach to consumption as a social phenomenon and brings a preliminary view of some consumer practices observed in music festivals, particularly in the one named Rock in Rio. Taking into account the relation suggested by Miller between consumption and material culture, it is aimed to portray these two fields of study as close and familiar to most people once they establish a system of classification and exchanges among them, help to create bonds of belonging and feelings of collectivity and thus proves their relevance in the understanding of contemporary society.
Key-words: Consumption; Material Culture; Rock in Rio; Society.