A representação social da androginia na publicidade da moda
Por: Eduardo França
No mito do andrógino, o primeiro ser era simultaneamente macho e fêmea, reinando sobre a natureza e as suas criaturas. Símbolo de união, nenhum dos seus componentes masculino/feminino sobrepunha-se um ao outro. O presente estudo propõe uma reflexão complementar sobre o desafio de discutir a representação social da androginia, na publicidade da moda, uma vez que o processo de percepção - principalmente da imagem – passa por atualizações constantes e, com isso, as questões de verdade e realidade sofrem alterações. Reflexo de uma época, a moda exprime o perfil social de um determinado tempo, evidenciando costumes e tendências da sociedade.
In the androgyny myth, the first being was simultaneously male and female, reigning over nature and its creatures. Symbol of union, none of its male / female components overlapped each other. The present study proposes a complementary reflection on the challenge of discussing the social representation of androgyny in fashion advertising, once the process of perception - mainly of the image - is constantly updated and, with this, questions of truth and reality undergo changes. Reflecting an era, fashion expresses the social profile of a given time, evidencing society customs and trends.
Key-words: Social Representation; Androgyny; Advertising; Stereotype; Fashion.